quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Reforma - Residência Litorânea (Peruíbe - SP)

 Casa de veraneio em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, uma casa construída e m1986 com características arquitetônicas da época, foi encontrada por nosso cliente "largada" à 150m da areia, em situação precária de conservação.
Ao contatar nossos serviços, fizemos a visita ao local, onde o piso ja estava todo estufado e trincado devido à humidade e má compactação do solo.
As paredes todas mofadas, janelas de madeira antigas, fachada bastante degradada...

 Resolvemos dar uma cara nova a velha "casinha" do nosso querido cliente Manoel Soares, onde sempre sonhou em ter uma casa de praia onde pudesse relaxar, descansar, sentir a maresia, e que também fosse um local agradável, confortável e de boa aparência...
Tivemos um grande desafio pela frente, transformar uma casa de 1986 em uma casa totalmente contemporânea, com traços de uma arquitetura plana, funcional e esteticamente agradável.

 Dentre tantos estudos de viabilidade e reuniões feitas com o cliente, decidimos que a melhor solução seria concentrar os dormitório na parte de traz da casa, e na frente (cartão postal) a cozinha no estilo americano, e a sala integrada.
Tivemos de derrubar 3 paredes estruturais que sustentavam a laje de 15cm que havia acima de nós.
Depois de alguns dias de trabalho em projeto, decidimos fazer uma viga mestra que pegasse a casa longitudinalmente, de forma que a viga ficasse para baixo e também para cima da laje, dando maior resistência a inércia, tração e compressão de movimentos ivoluntários do solo e da estrutura.
 Todo o piso foi retirado, o solo compactado, feito as devidas impermeabilizações, e então, nosso problema com humidade estaria dando tchau !!
Em 1 mês de trabalho intensivo conseguimos terminar toda a parte de demoliçao e construção da nova estrutura... Agora viria a parte mais "chatinha" da obra, o acabamento.
 Depois de longas reuniões com o cliente, e a escolha dos acabamentos, MÃO NA MASSA !

Regularizações de piso e paredes prontas, era a hora de assentar os porcelanatos, pastilhas, massear as paredes, pintar, etc.
 A repaginação da fachada nos deu muito trabalho,
foi criado um pórtico decorativo na frente, dividindo o jardim de entrada, com a garagem.
Todas as janelas de madeira antigas foram trocadas por modernas janelas de alumínio em pintura branca brilhante, e vidros temperados verdes.

O pórtico revestido com porcelanato Portobello (Peroba Envelhecida Castanho 20x120cm) deu efeito ecológico de madeira ao nosso pórtico decorativo e à platibanda frontal do telhado.
O revestimento do rodapé e da caixa de porta de entrada ficou por conta da canjiquinha de pedra mineira...
Contudo, a composição de materiais trouxe nova cara a casa de praia, contando com as novas aberturas de vidro e o volume arquitetônico contemporâneo.


Tempo estimado de serviços (projeto + obra) = 3 meses
Tempo total de serviços (projeto + obra) = 4 meses

Parcerias envolvidas neste projeto:
Marcenaria Lira e nobre : http://liraenobre.com.br/
LacaForte :  http://www.lacaforte.com.br/
Albino Esquadrias :  (13) 3454 1772   http://www.youtube.com/watch?v=Ey3L-uc3vWw  )


Este projeto é de autoria direta do arquiteto Ciro Andrade.

Contato: 
Email: ciroandrade.arquitetura@hotmail.com
Cel.: 011-97078-2376
Atendendo à qualquer solicitação de projeto de arquitetura, interiores, construções, reformas, retrofit, e serviços em geral. Trabalhamos com fortes parcerias do mercado da construção, marcenarias, laqueadores, vidraceiros, serralheiros e construtoras de alto padrão em geral; tudo isso para melhor atender as necessidades de nosso trabalho !


Visite nossa FanPage no Facebook 
clicando aqui --> http://www.facebook.com/arquitetura.ciroandrade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário