terça-feira, 30 de agosto de 2011

Residência em Sorocaba (Móveis planejados)

Residência com móveis planejados, visando valorizar o espaço, trazer conforto, ergonomia e visual arrojado.

 Cozinha

 A cozinha ficou disposta de forma prática, funcional e elegante.
O espaço não era tão privilegiado, porém, a disposição dos móveis trouxe maior aproveitamento do espaço.











O Fogão, próximo à janela ajudou na exaustão de gases decorrentes da cocção, e a adjacência com a bancada, trouxe praticidade na hora do preparo de alimentos.
A mesa no centro do espaço, além de elemento decorativo, tem como função, servir como área para refeições rápidas, e também bancada para preparo de alimentos rápidos.

As luminárias pendentes acima da mesa, trouxe elegância e aconchego ao espaço desenvolvido para o casal.
A idéia da mesa, é de que seja vista como uma só peça, desde a empena lateral (espala), o painel na parede, ao rebaixo no teto.

A Cozinha tem um acesso único, vindo do living, e tendo duas portas opostas, uma ao lado do fogão indo para a área de serviço, e outra ao lado direito da mesa indo para a área de churrasqueira.

Toda a parte de circulação, ficou justificada e privilegiada em relação a disposição dos móveis.
 O detalhe das luminárias pendentes decorativas, e o rebaixo do teto em marcenaria, que da um efeito de a mesa estar "flutuando".

 A chamada "parede técnica", parede onde se localiza os equipamentos de refrigeração e fornos, ficou localizada à parede oposta da bancada de preparo e cocção. O painel à esquerda com prateleira engastadas foram pensadas de forma a deixar a cozinha com aspecto aconchegante, deixando o ambiente mais "à vontade" em critérios de decoração, e equipamentos de culinária.

A mesa "flutuante", foi desenhada a estar um pouco mais alta em relação as mesas mais comuns, isso devido ao uso das banquetas vermelhas, que aprimoram o espaço ocupando menos espaço que as cadeiras convencionais, e deixando o ambiente mais "descolado".



O uso das texturas e cores são bastante sobrias, trazendo conforto ao ambiente, exceto as banquetas vermelhar que contrastam com toda a textura do ambiente, para das um aspecto mais jovem à cozinha.



O armário superior basculante, ajuda no suporte do preparo, servindo como paneleiro. os nichos abaixo deixam os temperos e equipamentos de culinária às mãos, e de fácil acesso e localização.
 O detalhe dos puxadores dos armário, puxadores retilíneos, harmonizando com as formas empregadas aos móveis, uma forma mais sóbria, contemporânea e prática no ponto de vista decorativo e funcional.








A cozinha foi planejada para um jovem casal com uma filha de 3 anos, o casal costuma receber amigos em casa, no entanto, todos estes quesitos foram levados em consideração para chegar à um projeto plano, atraente e personalizado, de forma ao casal se sentir realmente "em casa".

 










Suíte Master


  O dormitório, diferente da cozinha, foi usado texturas mais quentes, madeiras e cores derivados do marrom para trazer mais conforto térmico e acústico ao ambiente.

O painel de quina, para a TV e o nicho abaixo para equipamentos eletrônicos ficaram localizados à frente da cama, deixando o casal mais a vontade quando usando os aparelhos deitados na cama.




Na parede esquerda à cama, foi planejado um "mini-escritório" com uma bancada de trabalho e nichos superiores facilitando o acesso à materiais de escritório, livros, etc.As cores e texturas mantém a mesma harmonia dos demais móveis do quarto, o tom de madeirado escuro e cores derivados do marrom.

 O closet, foi feito de maneira a manter toda a organização possível das roupas e calçados do casal.
As cores e texturas do closet são brancas, para trazer maior tranquilidade, suavidade e praticidade ao casal na hora de procurar as peças.
Um closet branco, deixa tudo mais "clean", e mais facil de se localizar quaisquer objetos.

 As gavetas do closet, têm a frente rebaixada, sendo assim, facilitando a visualização das peças que estão no interior das gavetas, visando maior praticidade e comodidade.
 Os cantos, "quinas", das paredes foram bastante aproveitadas, para usarem como penduradores de cabides, pois são espaços amplos e privilegiados para tal uso, deixando as peças penduradas mais fáceis de se manusear, e evitando das peças se amassarem.
 As prateleiras, logo na entrada do closet, foram separadas para os calçados, de forma a serem mais pratico na hora da saída, pois os sapatos são os últimos a serem vestidos, assim, localizando na saída do closet, além de mais pratico, é mais confortável ao casal.


 Os gaveteiros do escritório e criado-mudos, tiveram as frentes das gavetas compostas com vidro liso branco, contrastando com as demais cores e texturas...
Assim deixando uma combinação de cores bastante interessante no ponto de vista estético.


Este projeto é de autoria direta do arquiteto Ciro Andrade.

Contato: 
Email: ciroandrade.arquitetura@hotmail.com
Cel.: 11-7078-2376
Atendendo à qualquer solicitação de projeto de interiores, trabalhamos com marcenaria em geral e peças em CORIAN DuPONT, que é nosso diferencial no mercado.
Marcenaria parceira :
 
http://www.liraenobre.com.br/






Um comentário:

  1. Bom dia, compramos um apartamento em Sorocaba e gostaríamos de fazer uma cozinha planejada de acordo com o espaço, que não é muito, enfim; seria possível uma visita para um orçamento?..


    Obrigada desde já,

    Favor responder nesse e-mail abaixo:
    flavia_buba@hotmail.com
    Flávia

    ResponderExcluir